quinta-feira, 26 de julho de 2012

Manobra de orelhas      

segurança e reflexões

 

 

Manobra “fazer orelhas”
Sem querer ser mais sabido que ninguém, só relembrando. Algumas dicas:
1. Por que fazer orelhas ?
A orelha serve como manobra fácil de descida, ao fazer orelha vc não voará mais rápido e sim descerá. Como é uma manobra que OBRIGATORIAMENTE deve ser feita com speed é possível que vc voe mais rápido. Outro motivo de muitas vezes o parapa voar mais rápido quando estiver fazendo orelhas é porque vc desceu e entrou em uma camada de vento mais fraco e logicamente conseguirá andar pra frente.
2. O que acontece.
Ao fazer orelhas o parapente passa a voar com uma área de sustentação menor, ou seja, sua asa fica menor pois as partes dobradas não contribuem para sustentação (mas contribui para diminuir sua velocidade). Como vc tem uma área menor, vc precisará estar mais rápido para não estolar sua vela (sua velocidade de stall aumenta). Isso é conseguido espidando a vela no mínimo por 25%. As pontas que estarão desinfladas não contribuem para a sustentação, mas aumentam seu arrastro e diminuem sua velocidade.
O problema se agrava se: vc estiver estourado no peso/ se sua porosidade não for lá essas coisas/ se suas linhas estão encolhidas/ se estiver muito turbulento e sua vela estiver dando cabeçadas, etc.).
3. Como fazer/desfazer.
- antes de fazer orelhas: É INDISPENSÁVEL acelerar a vela ANTES de fazer orelha para não correr risco de estolar. Puxar as linhas de orelhas (depende de cada parapa, saiba quais são antes de decolar) os dois lados ao mesmo tempo. Se estiver muito turbulento segure nos tirantes.
- para mudar de direção: JAMAIS/NUNCA freie o parapente enquanto estiver com orelhas, vc vai estolar a vela. Use o corpo ou desfaça a orelha, mude a direção e refaça a orelha.
- para desfazer a orelha: mantenha-se espidado até acabar a manobra. Desfaça um lado e depois o outro, NÃO DESFAÇA OS DOIS AO MESMO TEMPO.
4. Cuidados ao fazer/desfazer orelhas.
- só faça baixo se for necessário (Jamil em Palmácia, manobra perfeita para pouso na rampa em emeregência – há um vídeo deste dia)
- só faça orelha espidado
- treinar é sempre bom
- caso vc estole a vela vcs vão cair, perder muitos metros e depois ela avançará violentamente podendo dar um “front” ou coisa pior.
6. O que está acontecendo ????????
Sem querer ser mais sabido que ninguém, devemos refletir para o número ABSURDO de acidentes que estão ocorrendo em nosso sítio de voo. Façamos um balanço dos últimos dois anos e vejam o número ABSURDO de pilotos feridos, a gravidade das lesões, o tempo de recuperação, o sofrimento do piloto e da família. Alguma coisa muito errada está acontecendo e devemos refletir e tomar nossas providências para que não aconteça mais.
Controle seu ego, todo mundo pode errar, faça a sua parte porque a gravidade está fazendo a parte dela.
Abração
Bons e seguros voos
Roberto Pereira